Você costuma sentir culpa pelo que comeu final de semana?




Por Psicóloga Anne Katherine*

Você já parou para pensar como muitas vezes a forma que nos sentimos após um final de semana, feriado ou férias pode ser um importante sinal de necessidade de cuidado?

Esses períodos são, em geral, para relaxar, de diversão com programas legais e com quem se gosta, ou simplesmente para não fazer nada.

Mas também pode significar ansiedade para quem tem medo de não conseguir "se manter na linha", medo de sair da dieta e de um grande sentimento de culpa quando isso acontece.

O que para alguns são dias esperados com muita expectativa, para outros pode gerar um sofrimento antecipado.

É importante pensarmos como vemos essas datas e o que isso diz sobre nós e a forma que estamos levando as coisas na nossa vida.

Seguir um rotina muito rígida, com alimentação restritiva durante a semana, por exemplo, pode trazer como consequência episódios de compulsão no final de semana.

E se sentir culpado e com isso restringir mais alimentação com o começo de uma nova semana pode ser o início de uma ciclo vicioso de restrição ↔ compulsão.

Sofrer por antecipação ao final de semana por dieta e ter o hábito de se sentir mal e culpado consigo mesma (o) depois que ele passa não é e não precisa ser um padrão e natural.
Você pode buscar ajuda em relação a isso e entender o motivo desses sentimentos.

Psicóloga Anne
Katherine Felix Severino*
CRP 05/51635
Atendimento presencial (RJ) e Online
Contato: (21)98096-3493 / annek.felix@hotmail.com
Instagram: Psicologia e Alimentação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.