Você presta atenção quando você come?



Por que você está comendo?
Fome, vontade, ambiente (festa, confraternização...). Parece algo simples, mas na grande parte das vezes não prestamos atenção em nós mesmos na hora de comer.

Comemos meio que automaticamente sem perceber como está nosso corpo, nossa saciedade, não nos conectamos com nosso corpo e então nosso cérebro não percebe que estamos saciado.

As vezes é tão automático que comemos muito rápido e não temos tempo de perceber que comemos o suficiente e acabamos comendo mais.

Em um episódio de compulsão alimentar em geral a pessoa só se percebe quando já comeu tudo que conseguia e vem o sentimento de culpa, mas não presta atenção no que estava sentindo antes e durante o comer em excesso.

O que fazer?
Quando for comer, tente primeiro perceber pq você está comendo (fome, vontade, pq tá há hora de comer, ou pelo emocional - estresse, tristeza, cansaço)

Preste atenção no que você está comendo e pq você escolheu esse alimento. 
Tente comer devagar, sentir o sabor e perceber seu corpo enquanto você come, pois isso ajuda a notar quando está saciado.

Pode não parecer, mas quando você se percebe, se conecta com você mesmo no ato de se alimentar, ajuda bastante a evitar excessos ou pelo menos a entender melhor como é seu comportamento em relação à comida que já é um importante passo para mudança.

Você presta atenção quando come ou está no modo automático?
-
-




-
Anne Katherine Felix Severino
Psicóloga (CRP 05/51635)
Orientação Psicológica Online 
Instagram @pisicologiaealimentacao

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.