O que acontece com nosso corpo quando corremos?


6km pagos de hoje!

  No primeiro estágio acontece o aquecimento (preparação para o corpo entrar em ação e movimentar-se) onde os músculos tem uma maior ativação dos impulsos nervosos e o fluxo sanguíneo aumenta, o coração obtêm uma elevação em sua frequência cardíaca, e a pele fica em torno de 36°C.

Já o segundo estágio é a prática da corrida, onde o seu corpo nesse momento encontra-se em ritmo acelerado. A partir de 20 ou 30 minutos o cérebro libera adrenalina e endorfina no sangue provocando a sensação de bem-estar, em seguida ocorre a dilatação das pupilas, o aumento da frequência cardíaca enviando mais sangue e oxigênio para o corpo, além do aumento da velocidade circulatória dando maior entrada de oxigênio nos tecidos e aumentando levemente a pressão arterial, e a intensidade da inspiração e expiração, que acompanha-se do elevamento da temperatura devido a transpiração, e a dilatação das artérias para receber mais oxigênio. Muita informação né? Imagina seu corpo trabalhando nisso durante o tempo que você corre. É, ele é realmente uma máquina, mas calma.

Por fim, depois da corrida, o corpo entra no terceiro estágio, o desaquecimento. Nele acontece a redução da frequência cardíaca, da temperatura corporal e a diminuição da intensidade de inspiração e expiração.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.